A vacina foi aplicada corretamente? Vem descobrir!

imagem da aplicacao da vacina em braço esquerdo

A preparação biológica que fornece imunidade ativa para doenças é feita de microrganismos da própria doença. Porém, são microrganismos mortos ou enfraquecidos, que não permitem que o corpo desenvolva a doença, mas são aptos a se defenderem dela em caso de contaminação. Portanto, uma das principais dúvidas do momento é saber se a vacina foi aplicada corretamente.

Seguras, as vacinas passam por diversas fases de avaliação e também por institutos reguladores rígidos, sendo assim, é importante realizar em adultos e crianças todas as vacinas indicadas para cada fase da vida ou diante de cenários de aparecimento de novas doenças.

Conheça as boas práticas de vacinação

O conjunto de diretrizes adotadas para realização de vacinas é chamado de boas práticas e visa garantir a qualidade do imunizante, para que se tenha o máximo de proteção com menor risco de danos à saúde.

Por isso, a equipe que realiza as aplicações deve ter conhecimento específico para analisar a carteira de vacinação e identificar as vacinas e quantidade de doses que devem ser ministradas, além de conhecer as técnicas de aplicação corretas para cada vacina.

O vacinador deve observar fazer a identificação correta do paciente, conferir em 3 momentos distintos se a vacina a ser aplicada é a indicada, identificar se é o momento certo da aplicação e administrar a dose correta.

Além disso, o profissional deve checar se é necessário mais uma dose. Nesse caso, o ideal é conhecer amplamente como deve ser preparada a vacina antes da aplicação.

O vacinado deve observar condições de armazenamento e refrigeração adequados, checar se os refrigeradores possuem controle de temperatura, que deve estar entre + 2°C e + 8°C.

Bem como, observar se a vacina é retirada da refrigeração no momento da aplicação e se a vacina está lacrada.

Além dessas dicas, você pode visualizar a data de validade, o preparo da vacina e, verificar se são utilizadas agulha e seringa descartáveis.

É importante verificar se serão preenchidos os dados da ampola na carteira de vacinação, como: nome, lote, data da aplicação e de retorno, se necessário. E também solicitar orientações sobre possíveis reações adversas pós vacina.

Como saber se a vacina contra a Covid-19 foi aplicada corretamente

Acompanhe o protocolo operacional padrão sobre o manuseio adequado da vacinação contra o coronavírus, para minimizar as chances de receber uma falsa dose ou dose incorreta de vacina:

  • O profissional é obrigado a exibir a caixa de doses;
  • A preparação do frasco deve ser mostrada ao paciente;
  • Deve ser feita a apresentação da dose dentro da seringa, observando o conteúdo interno do frasco;
  • Aplicador deve mostrar a seringa já vazia; 
  • O descarte da seringa deve ser feito na frente do vacinado. 

Esperamos que com essas dicas, você se sinta mais seguro ao procurar a imunizantes, inclusive contra a Covid-19. Eles são extremamente eficazes na prevenção de doenças e salvam vidas.

Lembramos aos profissionais e instituições de saúde, que a nossa loja virtual, Suturas Online, possui enorme variedade de agulhas e seringas.

Deixe uma resposta