Dia da Mulher – elas merecem parabéns todos os dias!

O dia 8 de março proporciona a todos uma reflexão sobre as lutas e conquistas das mulheres, principalmente no que diz respeito ao desejo de igualdade ao longo da história.

Obviamente, elas são especiais por todo o contexto de “ser mulher”, mas a data escolhida para celebrá-las carrega consigo muito mais que poesia. Acompanhe a cronologia que levou à esta celebração.

Os registros da luta por igualdade de direitos das mulheres têm como ponto de partida o início do século 20, quando elas se uniram e começaram a ir para a rua exigir o direito de votar e trabalhar em condições mais dignas.

1909 – Primeiro Dia da Mulher
O primeiro país a ter um dia nacional da mulher foram os Estados Unidos: 28 de fevereiro de 1909, por sugestão de Theresa Malkiel, educadora e ativista do Partido Socialista Americano, que também lutava pelo direito ao voto.

1910 – Conferência Anual das Mulheres
Inspirada pelas americanas, a feminista alemã Luise Zietz propôs o estabelecimento de um dia internacional da mulher durante a Conferência Anual das Mulheres, realizada em Copenhague, em 1910.

1911 – Movimento ganha força
Em 1911, a Internacional Socialista decidiu estabelecer um dia específico para homenagear os movimentos pelos direitos das mulheres e angariar apoio para a causa do voto feminino. Enquanto isso, mais de um milhão delas participaram de passeatas e comícios na Áustria, Alemanha, Dinamarca e Suíça para exigir o direito ao voto, a ocupar cargos públicos e de não serem discriminadas no local de trabalho.

1917 – Primeira conquista marcante
Em 1917, as russas tomaram as ruas de Moscou no dia 8 de março para protestar contra a Primeira Guerra Mundial, a escassez de alimentos e pedir o fim do regime czarista, em um movimento que marcou o início da Revolução Russa. Quatro dias depois, o czar abdicou e o governo provisório concedeu à elas o direito de votar.

1975 – Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente celebrado em 8 de março pela primeira vez por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, e dois anos depois foi estendido a todos os países que são membros da organização.

As mulheres de hoje carregam consigo mais de 100 anos de lutas por direitos iguais na sociedade, em seus trabalhos, em casa e, ainda assim, apesar de já terem provado que são igualmente capazes aos homens, precisam se manter firmes e afirmar isto diariamente.

Portanto, neste dia 8 de março, vamos valorizar todos estes esforços e reconhecer a importância delas dentro da sociedade. Vamos lembrá-las do quanto são especiais e guerreiras e sejamos gratos por cada uma que cruza nossos caminhos e faz a diferença em nossas vidas.

A Suturas Online respeita todas as mulheres e as parabeniza por este dia especial. Faça o mesmo: celebre as mulheres de sua vida!


Fonte:
SEGUROS. BRADESCO, “Qual a importância histórica do Dia Internacional da Mulher?”. Disponível em: >https://www.bradescoseguros.com.br/clientes/noticias/noticia/qual-importancia-historica-dia-da-mulher#:~:text=Data%20celebra%20as%20lutas%20e,pol%C3%ADticas%20e%20culturais%20das%20mulheres<. Acesso em 01 de Março de 2021.

Deixe uma resposta