Dia do Médico Veterinário: conheça as suas áreas de atuação e indicações

Com a alta demanda por serviços de bem-estar dos animais e cuidados com a saúde pública, os médicos veterinários contribuem cada vez mais com a economia do país através da abertura de clínicas e consultórios especializados.

Segundo levantamento do IPB (Instituto Pet Brasil), COMAC (Comissão dos Animais de Companhia), Abinpet (Associação Brasileira de Animais de Estimação) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil cresceu na última década em relação ao mercado pet mundial. Logo, passou a gerar mais oportunidades para empreendedores e profissionais que trabalham com clínica e cirurgia de animais domésticos.

Entenda a seguir os desafios encontrados pelos veterinários na busca por qualidade de vida para seus pacientes. Boa leitura.

Tendências tecnológicas em veterinária

Não é mais novidade que os pets fazem parte da família e, consequentemente, seus cuidadores desejam o melhor atendimento, diagnósticos e tratamentos.

E, quando pensamos em tendências mercadológicas para a área, temos diversas possibilidades de equipamentos.

Exames laboratoriais (de sangue e outros), de imagem (ultrassom, ressonância magnética, raio X e etc…), salas cirúrgicas completas, com monitorização de pacientes e equipamentos de ponta (máquinas de anestesia, bombas infusoras, monitores multiparâmetros e muito mais), são apenas algumas ferramentas que compõem as melhores clínicas do segmento.

Especialidades clínicas e tratamentos complementares

Se a conduta no manejo com os animais mudou, uma grande novidade também é a variedade de espécies domésticas. Antes, os lares adotavam cães e gatos como amigos. Hoje, encontramos peixes, coelhos, tartarugas, aves e vários outros compondo a nova configuração familiar.

Assim, com as novidades do setor em pesquisas e tecnologias, médicos veterinários oferecem o atendimento mais assertivo possível para assegurar a saúde dos pets.

Práticas da medicina alternativa também são possibilidades em tratamentos de acupuntura, hidroterapia, utilização de homeopáticos e diversos outros que contribuem na reabilitação dos nossos amiguinhos.

Atuações do veterinário

Mas se engana quem associa o veterinário apenas ao atendimento aos animais domésticos. Os profissionais passaram a ter papel essencial na agropecuária, em áreas que impactam a produção dos alimentos de origem animal, produtos que estão na mesa de todos, por exemplo. Assim como, tem o seu papel de destaque em ONGs de resgate e adoção de animais, cooperativas, frigoríficos, zoológicos, aquários e diversos outros locais.

Além disso, o médico veterinário pode atuar como consultor, perito criminal, judicial e administrativo. Sendo reconhecido em ações ligadas às pesquisas e análises de solo, água e saneantes utilizados em domicílio. Participam também da elaboração de medicamentos e vacinas.

Portanto, esse profissional pode atuar ainda em diagnósticos de riscos à saúde por enfermidades entre animais, humanos e meio ambiente. Auxiliando na prevenção e orientação de doenças transmissíveis, as conhecidas zoonoses, como na raiva, dengue, febre amarela e outras.

Por fim, a categoria conta com a regulação e orientação do Conselho Federal de Medicina Veterinária na aplicação das atividades. O que proporciona direcionamento e segurança aos profissionais e, à população em geral.

Acesse nosso site e conheça todos os produtos que temos disponíveis para quem atua em medicina veterinária.

Deixe uma resposta