Exclusivo: O fio de sutura que detecta infecções já existe

imagem dasia taylor

Um dos grandes desafios ao realizar procedimento que envolve fio de sutura é garantir que o processo de cicatrização ocorra bem. Desde já, o objetivo é eliminar a proliferação de microrganismos no local da síntese.

Primeiramente, o fio de sutura utilizado atualmente, embora seja seguro e eficaz para o procedimento em si, não têm a capacidade de impedir ou sinalizar um quadro de infecção.

Sendo assim, a orientação dos profissionais é a boa manutenção dos curativos e cuidados de higiene, ou seja, medidas associadas ao uso de medicações preventivas. 

Ainda assim, algumas infecções são mais silenciosas, tornando o diagnóstico tardio e mais difícil de tratar.

Além disso, a jovem estudante, Dasia Taylor, de 17 anos, de Iowa City (EUA), fez uma descoberta promissora de novas possibilidades para o fio de sutura.

Continue a leitura e surpreenda-se!

Fios de sutura que detectam infecções

Dasia Taylor, diante de uma grande competição de pesquisa cientifica americana para alunos do ensino médio, percebeu que os fios de suturas poderiam ser mais eficazes do que já eram.

Assim, sua inspiração surgiu a partir de estudos onde ela percebeu que em alguns países da África, as infecções após cesarianas atingem em média 20% das mulheres, um número bem acima do considerado normal pelos médicos.

Logo, desconfortável com a constatação, a aspirante a ser uma grande médica-cirurgiã, conseguiu fazer com que os fios de suturas mudassem de cor ao identificar determinadas infecções encontradas em lesões. Incrível, não é mesmo!?

Como funciona a ação dos fios

Em seus experimentos, Dasia identificou o PH, componente central na cicatrização das feridas e percebeu que se pudesse mudar a cor dos fios com o composto, poderia identificar infecções antecipadamente.

Conclusão, foi mais de um ano de pesquisa até conseguir obter um resultado satisfatório. Dasia finalmente alcançou o objetivo desejado e o melhor, de forma barata e eficaz.

Reconhecimento merecido

A jovem já ganhou prêmios em feiras regionais e após, em cenário nacional. Ainda assim, a estudante é uma das 40 finalistas da Regeneron Science Talent Search, a competição de ciência e matemática mais antiga e prestigiada do país para alunos do último ano do ensino médio.

Definitivamente, em um ambiente competitivo e que muda rapidamente, notícias como esta são fonte de inspiração para a equipe da Suturas Online.

Por aqui, você verá as melhores soluções em insumos de saúde para seus clientes e parceiros.

Afinal, nós, da Suturas Online, oferecemos fios que são referências no mercado.

Enfim, estamos ansiosos para te proporcionar novidades e oferecer produtos geniais como os fios de sutura que detectam infecções.

Visite o site e conheça toda a loja.

Deixe uma resposta