Medicina do futuro: impactos e tendências das novas tecnologias

imagem de uma profissional de saúde manuseando um tablet

Mudanças ocorrem a todo o momento na área da saúde e cada vez mais as tecnologias estão presentes, conquistando espaço, adeptos e apontando grandes benefícios para profissionais e seus pacientes, como é o caso da medicina do futuro.

Logo, se utilizam equipamentos tecnológicos e recursos que otimizam o processo de atendimento. Leia o artigo na íntegra e descubra mais sobre esse assunto.

Onde a medicina do futuro está presente?

Desde o agendamento de atendimentos até as tecnologias que envolvem o diagnóstico e tratamento, existe o formato que torna o processo mais eficaz e moderno.

Totalmente focada no paciente, as ferramentas e os recursos da medicina do futuro servem para coletar dados, analisar resultados e até mesmo realizar procedimentos complexos através da robótica, por exemplo.

Conheça as ferramentas da medicina do futuro

Telemedicina

A telemedicina já é conhecida por muitos, mas ganhou força total durante a pandemia, possibilitando a teleconsulta, o teleatendimento e o telediagnóstico.

Através dela, é possível atender pacientes a distância, em áreas remotas ou quando não é indicado contato direto com o paciente.

Além disso, com essa tendência surgiram benefícios, como agilidade de processos, compartilhamento de dados em tempo real, maior quantidade de especialistas e a democratização da saúde.

Inteligência Artificial (IA)

Na medicina, a IA é utilizada para diversas tarefas, desde agendamento de consultas, até funções mais complexas, como tratamento de doenças e avaliação dos dados clínicos dos pacientes.

A Inteligência Artificial ainda pode fazer a associação de sintomas do paciente com dados de sistema e possibilitar ao médico mais assertividade em resultados de exames.

Wearables

Wearables ou equipamentos vestíveis é utilizado em casos que possam ser monitorados durante alguns tratamentos nas áreas de cardiologia, medicina esportiva e oftalmologia.

A exemplo disso, temos os relógios com capacidade de captação de informações sobre a saúde dos pacientes.

Cirurgia robótica

Um grande avanço da medicina é a cirurgia robótica, que possibilita auxílio aos médicos em procedimentos pouco invasivos, principalmente em urologia e ginecologia, por exemplo.

Genética molecular

Cada vez mais explorada, a genética molecular permite analisar alterações no DNA e no RNA de um paciente, mapeando cada detalhe do organismo do mesmo e elucidando possíveis causas e tratamento de determinadas doenças.

Nanotecnologia

É aplicada na medicina para otimizar diagnósticos e acompanhar o histórico de pacientes. Por vezes, pode ser utilizada em operações minimamente invasivas e garantir melhor qualidade de exames de imagem.

Assim, permite criar nanorobôs que interajam com sistemas biológicos, na intenção de reverter quadros complexos no organismo, a exemplo de infecções no sangue.

Machine Learning

Com diversas possibilidades, a utilização do Machine Learning promove reconhecimento de imagens, tomada de decisões rápidas, possibilidade de mais conhecimento e segmentação de clientes.

Internet das Coisas (IoT)

Para a medicina do futuro, a tecnologia IoT pode realizar coleta e interpretação de dados, ou seja, armazena e compartilha dados em nuvem, realiza monitoramento contínuo, entre outros.

E você, está pronto para a medicina do futuro?

Adaptar-se às novas possibilidades, que permitem mais assertividade e acesso rápido aos dados dos pacientes, é inevitável. Assim, ao contrário do que parece, pacientes buscam cada vez mais por humanização.

Portanto, a medicina do futuro é mais uma aliada no sucesso dos tratamentos, proporcionando mais informação, saúde e bem-estar a todos.

Conte conosco para manter-se atualizado sobre as novidades existentes no mundo da saúde.

Confira mais conteúdos em nosso blog e também no Instagram.

Deixe uma resposta