Saiba como realizar gestão de estoque e previsão de demanda

A área da saúde é competitiva e os profissionais se destacam principalmente por suas habilidades, assim como as instituições tornam-se referências pelos diferenciais que oferecem a seus pacientes, tais como: localização, infraestrutura e disponibilidade de insumos médico/hospitalares.

Os pacientes se sentem seguros quando percebem que estes fatores foram pensados e organizados adequadamente e isso aumenta o grau de satisfação e as possibilidades de seus clientes o indicarem para outras pessoas.

Quer dicas para realizar a gestão de estoque e previsão de demanda eficazes?

Continue a leitura e descubra.

3 dicas para serem seguidas e garantir resultados:

  1. Estabeleça parcerias com fornecedores

Seus fornecedores devem ser consistentes e parceiros. Tenha um relacionamento estreito que possibilite negociação facilitada, podendo fazer compras grandes com bons descontos e condições de pagamento mais flexíveis.

Isso permitirá um estoque bem abastecido e a fidelização com o fornecedor dará mais possibilidades, benefícios mútuos durante a negociação e a previsibilidade de compras dá mais segurança a seu negócio, evitando que faltem insumos durante o atendimento dos clientes.

  1. Controle lotes e evite perdas

A perda de materiais pode comprometer a rentabilidade e a produtividade do seu negócio. Por isso, a gestão dos lotes de produtos é de extrema importância. Insumos de saúde contêm codificações de agrupamento por produto, o que possibilita identificar o caminho que eles percorreram desde a fabricação.

O código do lote permite observar especificações do prazo de validade, erros de produção e riscos que algum produto pode gerar à saúde. Para ter esse controle, é importante investir em um sistema de gestão voltado para clínicas que vai indicar os problemas que poderão surgir no estoque. 

  1. Utilize sistemas de gestão de estoques

A automatização previne a falta de produtos necessários para realizar atendimento aos pacientes. Tanto equipamentos descartáveis quanto aqueles que possuem data de validade podem ser catalogados para um maior controle via sistema

Além disso, esse tipo de controle permite que não sejam comprados materiais em excesso e tem contagem automatizada que fornece relatórios reais do que há em estoque e a previsibilidade de demandas futuras.

Nesse sistema, ainda poderá ser integrado o prontuário eletrônico, registro de exames, controle de consultas e diversos serviços personalizados, de acordo com a sua realidade de negócio.

E então, consegue prever as melhorias que essas condutas proporcionam ao seu segmento?

Saiba que nós, da Suturas Online, seremos seus parceiros para garantir que os estoques sempre se mantenham abastecidos adequadamente. Por isso, temos um e-book especial que traz mais dicas sobre gestão de estoques.

Clique aqui e baixe com exclusividade.

Deixe uma resposta