Saiba por que a vacina BCG é fundamental na infância

As vacinas são uma preparação biológica que fornecem imunidade ativa para uma doença em particular, como é o caso da vacina BCG. Portanto, elas são desenvolvidas de diversas formas e passam por rigorosos testes de eficácia até serem disponibilizadas para a imunização da população.

No dia primeiro de julho é celebrado o Dia da Vacina BCG. Quer saber mais sobre o imunizante?

Continue a leitura e informe-se!

O que é a vacina BCG?

Bacilo de Calmette e Guérin (BCG), esse é o nome de uma das vacinas mais importantes já criadas. Em 1921, Léon Calmette e Alphonse Guérin fizeram a descoberta desse imunizante que protege contra as formas graves de doenças, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea).

A recomendação de aplicação hoje é em dose única feita no recém-nascido dentro das suas primeiras 12 horas de vida, ou assim que possível.

O imunizante é aplicado no braço direito, onde pode causar uma irritação e deixar uma pequena cicatriz bem característica. Apesar de causar um pouco de desconforto visualmente, não se deve aplicar remédios ou outros produtos na ferida, pois essa é a reação esperada após a vacina.

Depois da aplicação, quanto tempo leva para a vacina ser eficaz?

Em geral, a resposta imunológica leva cerca de 90 dias, podendo chegar em alguns casos até 6 meses, período considerado normal.

A eficácia da BCG é grande, principalmente na forma disseminada da tuberculose, em que a vacina garante cerca de 78% de proteção. No entanto, esse número é variável, pois existem várias cepas que são utilizadas na composição do imunizante, de acordo com a localidade onde são fabricadas.

Embora a vacina BCG tenha sido criada com a finalidade de proteger contra a tuberculose, estudos garantem que esse imunizante também oferece certa proteção contra a hanseníase.

A vacina é obrigatória?

Sim, no Brasil, o Ministério da Saúde tornou a vacinação obrigatória em crianças, a partir do ano de 1976, podendo ser feita em crianças até 4 anos de idade.

Somente em caso de contraindicação a vacina não deve ser aplicada, conheça alguns:

  • Crianças com peso menor que 2 quilos;
  • Imunodeficientes;
  • Casos de desnutrição;
  • Crianças em tratamento com corticoides;
  • E outros.

A vacina é segura e eficaz, ela representa um grande avanço na saúde do mundo e assim como diversos outros imunizantes, contribui para ter pessoas cada vez mais saudáveis e em caso de sucesso absoluto, até a extinção de algumas doenças.

Quando o assunto é vacina, a Suturas Online tem os insumos certos

Como você já sabe, nós, da Suturas Online, temos os insumos hospitalares que ajudam na sua rotina.

Portanto, quando falamos em vacinas, lembramos que para realizá-las são necessários produtos de qualidade e eficientes. Hoje, trouxemos como dica a nossa diversa linha de seringas.

Confira os produtos, clicando AQUI.

A Suturas Online é informação e solução em saúde em um só lugar.

Deixe uma resposta