Surto, epidemia e pandemia: você sabe a diferença entre esses termos?

imagem de um globo envolto por máscara protetora contra pandemia

Pergunte a uma criança ou a um idoso o que é pandemia e provavelmente eles lhe darão uma resposta certa, vinculando a definição da palavra ao Coronavírus.

De fato, a pandemia é um cenário de extrema gravidade e refere-se a uma doença que toma proporções mundiais. Mas relativo à disseminação de doenças, nós ainda encontramos os termos: surto e epidemia. Cada um deles evidencia como uma doença se espalha entre um determinado grupo ou população.

Entenda as diferenças entre surto, epidemia e pandemia

Termos esses, relacionados à epidemiologia

Surto: se caracteriza pelo rápido contágio de uma doença em uma região específica. Essas enfermidades têm grande poder de disseminação em um período curto de tempo, ficando a doença restrita em uma determinada área.  Um exemplo de surto no Brasil, é o Zika Vírus, em que a maioria dos casos de doença são registrados na região norte do país.

Epidemia: mais grave que o surto, é a doença concentrada em uma determinada região, com grande número de infecções por um período momentâneo ou temporário. Apesar de afetar diversos locais, os focos costumam ser condensados em bairros ou cidades em um curto período e, possuem relação com a sazonalidade. A dengue é um exemplo de epidemia que enfrentamos em nosso país.

Pandemia: segundo a Organização Mundial da Saúde , a pandemia é a disseminação mundial de uma doença nova, que se espalha por diferentes continentes do mundo e tem a transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Em 2009, vivemos a pandemia da gripe H1N1, mas nada se compara às experiências da pandemia da Covid-19. Essa doença, por ser nova e não ter medidas de controle no início, se propagou de maneira muito rápida e ainda é muito preocupante.

Vacinas e medidas de higiene evitam doenças

A prevenção de doenças pode ser feita através das vacinas, mas infelizmente, não existe imunização para todas as comorbidades e, nem todas as pessoas têm acesso aos recursos preventivos. Porém, medidas simples de higiene podem fazer com que as doenças não se espalhem.

Por isso, higienização das mãos, descarte correto de resíduos, limpeza, armazenamento e preparo adequado de alimentos, são grandes aliados da nossa saúde. Neste momento, também não podemos esquecer de usar máscara.

Nós, da Suturas Online, temos um compromisso com a saúde e desejamos que juntos, possamos vencer batalhas contra doenças que podem ser evitadas. Visite o site e conheça insumos que auxiliam no combate à Covid-19.

Saúde é essencial e a Suturas Online disponibiliza novidades para os profissionais da área constantemente.

Deixe uma resposta