Suturas simples ou contínuas: em que momento utilizar

mãos manipulando pele de sutura

A sutura é a forma que os médicos utilizam para reduzir o tamanho de lesões causadas por acidentes ou em função de procedimentos. A intenção é alcançar a melhor cicatrização do local da ferida. Confira a seguir as opções para a aplicação da suturas simples ou contínuas.

Sua realização geralmente é feita com fios e agulhas para suturas, os quais os tamanhos e tipos variam conforme a necessidade e o local a serem realizados os procedimentos.

Executadas em duas formas, elas podem ser suturas simples ou contínuas. Leia o artigo a seguir e descubra como utilizar cada uma delas.

Sutura simples (ou descontínua)

É o tipo de sutura mais utilizada em situações de emergência. Nela, os fios são fixados separadamente e a tensão pode ser determinada de acordo com a necessidade de cada ponto. 

Esta técnica é considerada mais segura, pois o rompimento de um ponto não inviabiliza a sutura toda, tem maior permeabilidade e força tênsil. É feita de forma mais lenta em função dos pontos serem realizados um a um.

Sutura contínua

A técnica de sutura contínua consiste em passar o fio no tecido sem interrupções e, geralmente, são utilizados fios absorvíveis. A execução desta técnica é mais rápida que a anterior. Além disso, é mais hemostática e fornece a mesma tensão em todo o percurso da sutura.

Apresenta, no entanto, algumas desvantagens, como: pode ser estenosante, impermeável e o rompimento de um ponto pode acabar comprometendo toda a sutura. Este tipo de sutura também pode acabar reduzindo a microcirculação das bordas da ferida, aumentando o tempo de cicatrização e causando possíveis edemas.

A Suturas Online tem tudo o que você precisa 

Das luvas aos fios e mesmo materiais para treinar e aperfeiçoar suturas, você encontra tudo o que precisa em nossa loja. Materiais de qualidade, com preço justo e excelente relacionamento com o cliente, é isso que nós oferecemos.

Acesse nosso site clicando em Suturas Online e saiba mais!

Deixe uma resposta